MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES
Clínica Bellos - Vascular em São Bernardo e Santo André

Tratamentos
Varizes e Gestação

Para maiores informações, obter um diagnóstico preciso e para tirar todas suas as dúvidas, procure um médico vascular da Clínica Bellos Laser Vascular em São Bernardo do Campo e Santo André.

Durante a gestação são três as fases de estímulo ao desenvolvimento de varizes: a quantidade de sangue circulante materno-fetal que aumenta em cerca de 50% o volume de sangue na grávida, a grande quantidade de hormônios circulantes (estrogênio/progesterona) e o peso do bebe (crescimento do útero) comprimindo as veias pélvicas e a veia cava inferior funcionando como um obstáculo ao retorno do sangue ao coração, acumulando excesso de líquidos nas pernas, por conseguinte, aumentando o trabalho e o estresse na parede das veias com conseqüente desenvolvimento de varizes na pelve, períneo, raiz das coxas ou mesmo de hemorróidas.

O período de maior desenvolvimento de varizes na gravidez é após o primeiro trimestre, culminado no último. A gravidez é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de varizes, aliado a outros como: predisposição familiar, fator ocupacional (longos períodos sentada ou em pé), obesidade, sedentarismo, tabagismo, pílulas anticoncepcionais, exposição ao calor por tempo prolongado e reposição hormonal. 

Podemos classificar as varizes durante o processo gestacional como:

Varizes na gestação: São as varizes já existentes antes da gravidez e que aumentam em número e volume durante esta.

Varizes da gestação: São varizes que dilatam durante a gestação, pelos diversos processos já relatados, porém não se encontravam doentes antes do desenrolar desta.

As varizes da gestação tendem a regredir após o parto e amamentação enquanto que as na gestação pioram e não regridem após estas. 

O melhor tratamento para as varizes na gravidez é o preventivo, pois não é recomendável o tratamento cirúrgico ou mesmo escleroterapias durante a gestação, salvo alguns casos excepcionais. Sabe-se que algumas grávidas não se adaptam às meias compressivas medicinais, principalmente face o nosso clima tropical e pela dificuldade de colocá-las devido ao esforço físico e gasto de tempo para tal, mas deve-se pensar no benefício pós-gestacional obtido com o seu uso diário, que certamente minimizará os efeitos deletérios na parede das veias. Assim, recomenda-se o uso de meia elástica compressiva, principalmente após o primeiro trimestre da gravidez, até o seu término. 

Outros tratamentos preventivos são: ganhar peso somente o necessário (evitar os “desejos” e abusos alimentares), atividades físicas (hidroginástica), descansar as pernas elevando-as sempre que possível, evitar permanecer longos períodos sentada ou em pé, deitar-se sobre o lado esquerdo (libera a veia cava que fica no lado direito, desobstruindo-a), evitar o uso de calçados sem saltos, deve-se usar um saltinho entre 3 e 5 cm, para melhorar o movimento da articulação do tornozelo/pé e fazer uma maior compressão e relaxamento das panturrilhas (melhorando o retorno venoso), evitar cruzar as pernas e também procurar flexionar os pés para cima e para baixo (como se pedalando) quando não for possível o repouso.

Para maiores informações, obter um diagnóstico preciso e para tirar todas suas as dúvidas, procure um médico vascular da Clínica Bellos Laser Vascular em São Bernardo do Campo e Santo André.